Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios
Como muitas outras ideias de negócio, a HLC Jewellery nasceu de um sonho, mas foi apenas como poucos que se materializou em tamanho sucesso.
Helena Lopes Cardoso é a mente e a artista por detrás de todas as peças da marca, que busca inspiração noutras artes tão distintas como a fotografia, a arquitetura ou a música.
Cada joia é criada e desenvolvida à mão com os materiais mais nobres, e de irresistíveis coleções que se reinventam a cada estação se constrói a sua herança e nome, que se tornou um dos mais badalados na indústria de joalharia portuguesa de 2013.
O que é/qual é o negócio?
A HLC desenha, produz e comercializa joias de autor – todas elas são desenhadas por mim e apenas trabalho com materiais preciosos. As vendas são feitas essencialmente online, quer através do Facebook ou do site. Ocasionalmente também participo em algumas vendas.
De onde nasceu?
Do desejo de mudar de vida (era economista), de criar, de inovar.
Missão?
Desenvolver. Agradar.
Financiamento?
O financiamento não tem sido necessário ao crescimento e acredito que se o negócio se for desenvolvendo de uma forma positiva, o acesso ao financiamento não será uma limitação.
Promoção?
As redes sociais têm sido a principal forma da HLC se promover, mas também os meios de comunicação têm ajudado ao lançamento da marca. Tive a sorte de que a SIC, a Revista Sábado, e agora a ZON Empresas se terem interessado pela história da HLC e a marca obviamente que sai valorizada e com mais notoriedade.
Onde esperam chegar?
Espero ir crescendo ao ritmo que o mercado for reconhecendo a marca, os meus produtos e serviços, conseguindo, assim, conquistar mais mercados. O objetivo passa por manter a originalidade, qualidade e um bom serviço aos clientes, independentemente da dimensão da HLC!
Como lidaram com a incerteza inicial?
Penso que é o desafio de qualquer negócio e aqui em concreto com uma componente criativa muito importante: Será que as pessoas vão gostar do meu trabalho? Será que vão comprar?
Tenho tido sorte e muito reconhecimento de todos, quer clientes, quer amigos, que rapidamente me deram força para ultrapassar essa incerteza.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Muito mais de 50% das clientes voltam à HLC… É esse o meu maior trunfo e realização, pessoal e profissional. Tento preocupar-me, acima de tudo, com os clientes, a qualidade do produto e do serviço, e sempre tentando desenvolver peças de que gostem, mantendo me fiel a mim mesma.
O que sugerem a quem começa?
Persistência. Além disso, é importante que as pessoas gostem do seu negócio e dos seus produtos: para mim é essencial gostar do que faço… Penso que só fazemos bem o que fazemos do coração.